Da África aos indígenas do Brasil

No dia 12/12/2016 foi lançado, no Museu do Índio da UFRGS, o livro: Da África aos indígenas do Brasil: Caminhos para o estudo de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.  A publicação contou com a colaboração do Coordenador do NEABI do Câmpus Avançado de Jaguarão, Prof. Dr. Evandro Fernandes, que foi um dos organizadores do presente livro publicado pela editora da UFRGS. A publicação sistematiza as reflexões sobre o ensino de História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena, bem como de Educação das Relações Étnico Raciais. Com o presente trabalho busca-se colocar à disposição dos professores do Ensino Fundamental e Médio uma obra que discute teoricamente os pressupostos pedagógicos, metodológicos e práticos da implementação das Leis 10639/03 e 11645/08 nas escolas brasileiras. Outrossim, a ideia nuclear da diversidade étnico-racial, cultural e de gênero está presente ao longo do livro, e busca impulsionar todos os educadores envolvidos na tarefa de ensinar e de aprender ao estabelecimento das atitudes de respeito às diferenças, de auxílio na construção de identidade positiva, de valorização a todos que contribuem para a liberdade, a igualdade, a pluralidade sem discriminações, preconceitos ou situações de racismo, nas escolas, nas comunidades, em todos grupos sociais.

Última atualização (Qui, 15 de Dezembro de 2016 10:52)