Home separador Assistência Estudantil

Assistência Estudantil

A Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) é um conjunto de princípios e diretrizes que norteia a implementação de ações que promovam o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes, na perspectiva de equidade, da produção de conhecimento, da melhoria do desempenho escolar e da qualidade de vida.

Como faço para solicitar os auxílios da assistência estudantil?

Os editais de Assistência Estudantil são lançados no início de cada semestre letivo, e publicados na página do câmpus, no link Editais. O estudante deve preencher o formulário socioeconômico e apresentar a documentação prevista no edital de acesso. O estudante é o responsável pela solicitação dos auxílios e pela apresentação da documentação. Assim, é imprescindível:

1. Leitura do edital.
2. Inscrição no período e local especificados.
3. Entrega da documentação, conforme situação do grupo familiar.
4. Acompanhar orientações divulgadas na página do câmpus.

Qual o perfil do estudante beneficiário?

Devido à indisponibilidade orçamentária, o IFSul atende atualmente estudantes em situação de vulnerabilidade social, regularmente matriculados, cuja renda familiar não ultrapasse um salário-mínimo per capita (renda total familiar dividida pelo número de seus membros). O acompanhamento biopsicossocial-pedagógico independe da situação econômica do estudante, podendo ser solicitado a qualquer momento.

Quais auxílios estão previstos?

No momento, são disponibilizados auxílio-moradia, auxílio-transporte e auxílio-alimentação. Outros auxílios, como à participação de eventos; emergencial e material escolar poderão ser concedidos, de acordo com a necessidade e disponibilidade orçamentária.

ImagemAUXÍLIO-MORADIA DE ATÉ R$300

É disponibilizado por auxílio financeiro, depositado diretamente na conta bancária do usuário.

ImagemAUXÍLIO-TRANSPORTE DE ATÉ R$300

O usuário receberá esse benefício na modalidade de auxílio financeiro. O valor poderá ser equivalente às tarifas do transporte urbano e/ou intermunicipais. Atualmente, os valores previstos para transporte urbano é de R$ 60,00 mensais e intermunicipais de R$ 150,00 a R$ 300,00 mensais.

ImagemAUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DE ATÉ R$200

O usuário receberá esse benefício na modalidade de auxílio financeiro.

ImagemACOMPANHAMENTO BIOPSICOSSOCIAL-PEDAGÓGICO

É uma ação de incentivo à melhoria do desempenho acadêmico, que prevê o atendimento ao estudante pela equipe interdisciplinar (assistente social, pedagogo, psicólogo, nutricionista) de cada câmpus. Independentemente de ser ou não usuário dos auxílios financeiros da Assistência Estudantil (AE), uma vez tendo feito uso do acompanhamento biopsicossocial-pedagógico, o estudante também é usuário da AE.

Como acontece a permanência do estudante no Programa de Assistência Estudantil?

- Prestação de contas (assinatura mensal dos recibos).
- Frequência e aproveitamento acadêmico.
- Atividades de acompanhamento.

Perguntas e Respostas sobre a Política da AE

CONTATO

Responsável pela Assistência Estudantil: Fabiane S. O. Fruet (Técnica em Assuntos Educacionais).
Endereço: Corredor das Tropas, nº 801 - Jaguarão/RS - Cep: 96300-000.
Telefone: (53) - 99923-4801

Última atualização (Qui, 08 de Março de 2018 23:59)

Imagem

Vestibular de verão 2014 Concursos - acesse aqui