Entrega oficial do câmpus Avançado Jaguarão à comunidade

A entrega oficial do câmpus Avançado Jaguarão à comunidade ocorreu na manhã dessa segunda-feira (22). Estiveram presentes na solenidade aproximadamente 120 pessoas, entre autoridades, alunos e servidores. Antes de receber a sede própria, as atividades do câmpus eram desenvolvidas nas dependências da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Foto: Hermes Santos Junior

O diretor-geral da unidade, Fabian Carbajal, afirmou que “o momento é fundamental para o câmpus, pois tem um valor simbólico muito importante”. Sobre a história da unidade, Fabian conta que o percurso até a conquista do espaço próprio foi longo. No início, para colocar a escola em funcionamento, eram oferecidos cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). “Foi só na metade de 2014 que tivemos os primeiros professores trabalhando conosco no curso de edificações, o primeiro a ser ofertado”. Ele conta que a escolha do curso se deu por intermédio da comunidade. “Fizemos audiência pública, consultas à comunidade e pesquisas. A partir disso, definimos que esse seria o primeiro curso”.

Foto: Hermes Santos Junior

O câmpus, localizado na fronteira, destaca-se pelo caráter binacional, que se deu pela parceria com instituições do Uruguai. Já na primeira turma de ingressantes, em agosto de 2014, havia alunos de localidades vizinhas. “Nós não atendemos somente a comunidade de Jaguarão, mas também a de Rio Branco [cidade uruguaia] e a de Arroio Grande”. Em 2015, a unidade cresceu mais um pouco com a implementação da forma integrada de ensino. Com isso, aumentou também o número de servidores. “Fizemos tudo isso trabalhando na Unipampa, a instituição que nos acolheu até termos o nosso próprio prédio”.

As perspectivas de futuro para o câmpus, segundo Fabian, estão todas atreladas às necessidades da população: “queremos consolidar essa escola dentro da comunidade”. Para isso, a unidade pretende apostar em projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de ofertar outros cursos de formação profissional. “Pretendemos diversificar a oferta de cursos para que a comunidade veja que a escola tem cursos atrativos”. O diretor também destaca que a conquista da sede própria é um importante passo para “mostrar um espaço qualificado onde se pode fazer educação de qualidade com recursos públicos”.

Foto: Geraldo Fruet

Fonte: Por Greice Gomes e Mariana Hallal

Última atualização (Qui, 25 de Maio de 2017 00:52)