2° Workshop “O ensino técnico e o mundo do trabalho para pessoas com deficiência” reuni a comunidade e dialoga sobre a inclusão

No último dia 26, o Câmpus avançado Jaguarão abriu as portas para discussão das políticas públicas e de direito sobre a inserção das pessoas com deficiência no ensino técnico e no mundo do trabalho. O evento organizado pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do câmpus reuniu quase cem participantes, entre eles profissionais da Educação de Jaguarão, Arroio Grande e Pelotas, familiares, pessoas com deficiência e interessados no tema.

Foram abordados assuntos sobre políticas públicas de inclusão, com a palestra da Chefe do Departamento de Educação Inclusiva da Pró-reitoria de Ensino do IFSul, e a inclusão no mundo do trabalho, em mesa proferida pelas professoras Simoni Peverada Triantafilu e Andressa Bastos da Cunha, do Programa Jovem Aprendiz da Universidade Católica de Pelotas. Outro momento, que emocionou o público, foi o relato do professor de teatro Gabriel Almeida Nogueira, que contou sobre sua caminhada na escola, o ingresso na universidade e no trabalho.

Além dos palestrantes, o evento contou com a apresentação musical dos alunos Carlos Alexandre Botelho, Érika Mendes, Jean Gutierres e Kennow Naveira. Também tivemos o apoio das interpretes de Libras, Franciele Gonçalves, Francine Guerreiro e Katerine Lapuente. O IFSul agradece a todas e todos participantes e colaboradores do projeto.

Imagem