Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil

Educação Inclusiva no Ensino Médio Técnico

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) ampliou as oportunidades de acesso à instituição ao ofertar, no primeiro semestre de 2018, reserva de vagas nos cursos técnicos para alunos com necessidades específicas. No Câmpus avançado Jaguarão, tivemos alunos aprovados nessa modalidade.

A fim de atender as necessidades de um desses alunos, no dia 29 de março de 2018, uma mesa adaptada foi colocada à disposição da aluna do curso Técnico em Informática do câmpus, Maria de Lourdes. O mobiliário foi planejado para amenizar as dificuldades da aluna em função dos seus problemas motores. A confecção dessa mesa foi pensada no encontro entre os membros do Núcleo de Atendimento de Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Câmpus avançado Jaguarão e a Chefe do Departamento de Educação Inclusiva da Reitoria do IFSul, Rosane Hüsken. Após, a Coordenação de Ensino do câmpus informou a demanda à Coordenação de Administração e Planejamento que verificou a viabilidade de atendimento e a disponibilidade de mobiliário para esse fim. O projeto foi executado pelo Técnico em Edificações do câmpus, Arides Rodrigues, que fez as adequações necessárias no mobiliário com o auxílio do funcionário Marcelo Crespo, o qual trabalha na manutenção do câmpus.

Imagem