Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home

Primeira chamada Técnico em Edificações Subsequente

Nesta semana foi dada a conhecer a lista dos alunos brasileiros selecionados em primeira chamada para o curso Técnico em Edificações a ser ministrado no câmpus avançado Jaguarão do IFSul, os mesmos são:

  • Andrieli Barbosa de Borba
  • Cristiano Acosta Cardoso
  • Elton da Silva Silveira
  • Geane Ziemer Camera
  • João Edison Amorim Freitas Junior
  • Jobim Porto da Silva
  • Leandro Machado Kosbi
  • Ludmila Medeiros Fernandes
  • Marilia Silva Solla Krüger
  • Onelia Gracieli Diniz Moreno
  • Ricardo Gonçalves Rodrigues
  • Ronaldo Foster Almeida
  • Sandro Moraes
  • Solange Ferreira Telles Duarte
  • Stefany Techera Silveira
  • Valeria Strohschoen Jackson

Os convocados deverão realizar a matrícula de acordo com as seguintes informações:

Dia e horário: 21 de julho das 15h às 20h

Local: Câmpus Jaguarão da UNIPAMPA, sala 310, Rua Conselheiro Diana nº. 650, Bairro Kennedy

Telefone para contato: (53) 9148-2109

Documentos: De acordo com o definido no item 10 do Edital, consultar em: http://processoseletivo.ifsul.edu.br/index.php?option=com_docman&Itemid=335

Os interessados em ocupar as dezesseis vagas reservadas a alunos uruguaios deverão comparecer à Escola Técnica de Rio Branco (UTU) nesta semana (de 14 a 17 de julho) para fazer a pré-inscrição.  

As aulas estão previstas para serem iniciadas em 04 de agosto.

 

Aula Magna proferida pelo Reitor Marcelo Bender comemora o início das atividades letivas do Câmpus Avançado Jaguarão através dos cursos do Pronatec

Imagem

Na quarta-feira (30/04) com a presença do Prefeito Cláudio Martins e o Vice Lisandro Lenz foi realizada a Aula Magna dos primeiros cursos proporcionados pelo Câmpus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IF-Sul) de Jaguarão, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Na ocasião, couve ao Reitor do IFSul, Marcelo Bender, ministrar a mesma. Além dos anfitriões – o Diretor, Fabian Debenedetti, e a Chefe do Departamento Executivo, Daniela Curcio –, recepcionaram os visitantes os 75 alunos e a equipe de bolsistas responsável por atender os três cursos que estão sendo ministrados. Fizeram uso da palavra, além do Reitor, o Prefeito Cláudio Martins, o Presidente do Legislativo, Oberte Paiva, a Secretária de Educação e Desporto, Maria da Graça Souza e a Diretora do Câmpus Noreste do CTEP-UTU, Sandra Garate. Estavam presentes à cerimônia a Cônsul do Uruguai em Jaguarão, Susana Rivero, o Diretor da UTU Rio Branco, Ricardo Silveira e vereadores da Câmara Legislativa de Jaguarão. Na Aula Magna o Reitor versou sobre a perspectiva de crescimento pessoal e profissional que se abre com a possibilidade de aceder à formação técnica sem sair da cidade de Jaguarão através de uma instituição de renome na área como é o IFSul. Na ocasião, o Reitor fez o anúncio da próxima licitação da construção da sede do Câmpus Jaguarão no Corredor das Tropas. Para finalizar foi realizada uma confraternização que agrupou alunos, a equipe atuante no Pronatec e os dirigentes presentes.

 

22 de abril iniciaram os primeiros três cursos de qualificação oferecidos pelo Câmpus Avançado Jaguarão dentro do Pronatec

aula inicial do pronatecTrês cursos de capacitação oferecidos dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) são os primeiros proporcionados pelo Câmpus Avançado Jaguarão do ISul. Na terça-feira, 22 de abril, foram realizadas as primeiras aulas dos cursos de Espanhol Aplicado aos Serviços Turísticos (25 vagas – tarde); Condutor Cultural Local (25 vagas – noite) e Agente de Informações Turísticas (25 vagas – noite). O primeiro acontece em dependências do Câmpus Jaguarão da Unipampa e os outros dois, da área do Turismo, têm suas aulas oferecidas na Escola Estadual Espírito Santo. Estes cursos constituem o início das atividades deste Câmpus da terceira fase da expansão. Entretanto, no mês de agosto começará o curso subsequente de Técnico em Edificações, o mesmo terá uma duração de dois anos e será de caráter binacional, tendo a primeira turma composta por 16 alunos uruguaios e 16 brasileiros. A escolha dos primeiros alunos brasileiros do curso acontecerá de acordo com o edital de seleção de inverno do IFSul que será divulgado à brevidade, já os alunos uruguaios serão escolhidos pela escola técnica de Rio Branco (CETP-UTU) Uruguai. Enquanto se aguarda a licitação e construção do prédio próprio, o curso será ministrado no horário noturno nas dependências da Unipampa Jaguarão.

 

Diretor do Câmpus Avançado do IFSul representa Jaguarão na comitiva deste Instituto em missão junto ao Alamo College, da cidade de San Antonio, Texas, EUA.

Imagem

 

Durante a semana de 31 de março a quatro de abril, o professor Fabian Debenedetti, Diretor do Câmpus Avançado Jaguarão do Instituto Federal Sul-rio-grandense, acompanhou a comitiva de gestores desta instituição em missão junto ao Alamo College, da cidade de San Antonio, no Texas, Estados Unidos. Encabeçada pelo Reitor, Marcelo Bender Machado, a missão teve por objetivo participar do seminário “Higher Education Leadership and Administration” (Liderança e Administração em Educação Superior) ministrado pelo corpo gestor do Alamo College, entidade educativa renomada, com quase 100.000 alunos no ensino técnico, e com a qual o IFSul mantém parceria desde 2008. Esta parceria representa um importante intercâmbio de conhecimentos que tem veneficiado, até o momento, dezenas de alunos e professores do Instituto. Precisamente, a participação do Professor Fabian se enquadra na perspectiva de preparar a inclusão de alunos e integrantes do quadro de servidores do Câmpus Jaguarão em futuros intercâmbios, tendo em vista o início dos cursos a partir do segundo semestre de 2014. As possíveis áreas de intercâmbio são: Infraestrutura, Processos Industriais, Gastronomia e Hospitalidade e estudo e aperfeiçoamento da Língua Inglesa. No encontro, além de estabelecer os contatos para estas parcerias, foi possível ter uma visão em primeira mão do sistema de planejamento e gestão administrativa e educativa que fazem do Alamo College uma instituição de referência neste âmbito. Na oportunidade, representando o comprometimento da comunidade jaguarense com a implantação do Câmpus nesta cidade e a perspectiva de futuras parcerias, o Diretor, Fabian Debenedetti, teve a feliz ocasião de presentear o Dr. Bruce Leslie, Chancellor (Reitor) do Alamo Colleges, com o Brasão da cidade de Jaguarão (vide foto). (Legenda da foto: Momento da entrega do Brasão do Município de Jaguarão. Da esquerda à direita, Chancellor (Reitor) do Alamo Colleges, Dr. Bruce Leslie; Diretor do Câmpus Jaguarão do IFSul, Fabian Debenedetti e Reitor do IFSul, Marcelo Bender Machado).

 

Audiência pública dá início ao processo de implantação de escola técnica em Jaguarão

JaguarãoUma comitiva do IFSul segue na tarde desta quinta-feira (14) para Jaguarão (RS), onde participará de audiência pública na Câmara de Vereadores. No encontro, marcado para as 19h, está prevista uma apresentação do instituto federal, que ainda este ano deve implantar uma escola técnica federal no município.

Leia mais

 

IFSul recebe doação de áreas para implantação de uma Unidade de Educação Profissional em Jaguarão

Foi assinado, nessa segunda (7), o contrato de doação de um prédio e um terreno para a implantação da Unidade de Educação Profissional (UEP) do IFSul em Jaguarão. Os espaços foram doados pela prefeitura. Estiveram presentes, o reitor do IFSul, Marcelo Bender; dirigentes da instituição; o prefeito de Jaguarão, Claudio Martins, e autoridades políticas do município.

De acordo com o Pró-reitor de Ensino, Ricardo Pereira da Costa, a doação das áreas consolida a implantação da UEP em Jaguarão. Segundo Costa, serão realizadas audiências públicas para que a população possa ser ouvida e participar da escolha dos cursos que a instituição oferecerá no município.

Esta escola funcionará como um câmpus, porém com características diferenciadas. São unidades de menor porte, planejadas para receber inicialmente dez professores e seis técnicos-administrativos. Em Jaguarão, a UEP vai atender áreas prioritárias, com cursos técnicos binacionais de nível médio.

Esta será a segunda escola de fronteira do IFSul a integrar o projeto Escolas de Educação Profissional na Fronteira, que prevê o fortalecimento dessas regiões através da oferta de cursos técnicos binacionais.

 

Outras Notícias

Concursos
melhorPraticas

Imagem

Vestibular de verão 2014 Concursos - acesse aqui