Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home

Da África aos indígenas do Brasil

No dia 12/12/2016 foi lançado, no Museu do Índio da UFRGS, o livro: Da África aos indígenas do Brasil: Caminhos para o estudo de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.  A publicação contou com a colaboração do Coordenador do NEABI do Câmpus Avançado de Jaguarão, Prof. Dr. Evandro Fernandes, que foi um dos organizadores do presente livro publicado pela editora da UFRGS. A publicação sistematiza as reflexões sobre o ensino de História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena, bem como de Educação das Relações Étnico Raciais. Com o presente trabalho busca-se colocar à disposição dos professores do Ensino Fundamental e Médio uma obra que discute teoricamente os pressupostos pedagógicos, metodológicos e práticos da implementação das Leis 10639/03 e 11645/08 nas escolas brasileiras. Outrossim, a ideia nuclear da diversidade étnico-racial, cultural e de gênero está presente ao longo do livro, e busca impulsionar todos os educadores envolvidos na tarefa de ensinar e de aprender ao estabelecimento das atitudes de respeito às diferenças, de auxílio na construção de identidade positiva, de valorização a todos que contribuem para a liberdade, a igualdade, a pluralidade sem discriminações, preconceitos ou situações de racismo, nas escolas, nas comunidades, em todos grupos sociais.

Imagem

 

Comunicado à comunidade escolar

Em virtude da deliberação dos servidores realizada em reunião geral nesta quinta-feira (24/11), onde, por maioria, os servidores do câmpus Avançado Jaguarão se manifestaram pelo retorno ao trabalho, a Direção determina a retomada do calendário letivo a partir da segunda-feira, 28/11. Os servidores que ainda se considerarem em greve têm seu direito amparado pela decisão da Assembleia Geral do SINASEFE – Seção IFSul, realizada na cidade de Pelotas em 27 de outubro. Decorrente do anterior, se convoca aos alunos do curso Integrado, nesta segunda-feira, no horário e local normal de aulas (Unipampa). Aos alunos da modalidade subsequente, se solicita que se apresentem nesse mesmo dia, na Unipampa (Auditório), também no seu horário normal de aulas.
A gestão do Câmpus se coloca à disposição para qualquer esclarecimento pelos canais habituais.

 

IFSul câmpus avançado Jaguarão realiza o primeiro workshop "o ensino técnico e o mundo do trabalho para pessoas com deficiência"

No dia 9 de outubro, na Biblioteca Pública Municipal de Jaguarão, foi realizado o workshop “o ensino técnico e o mundo do trabalho para pessoas com deficiência”. O evento, ofertado pelo NAPNE (núcleo de apoio as pessoas com necessidades específicas) do câmpus avançado Jaguarão, contou com a participação de diversos palestrantes que debateram acerca das políticas afirmativas e de inclusão para as pessoas com deficiência, tendo como principal objetivo a articulação de uma rede de discussão sobre inclusão, políticas afirmativas e direito das pessoas com deficiência. Dentre os palestrantes estavam Lucimara Chaves, Coordenadora municipal de inclusão e educação especial, que debateu sobre o tema “Políticas educacionais inclusivas promovidas pelo município de Jaguarão”, Tatiane Matos França Bohmer, Procuradora municipal de Pelotas, tratando do tema “Legislação trabalhista para pessoas com deficiência: ênfase em concursos públicos” e Andreia Cabral Colares Pereira, Chefe do Departamento de Ações inclusivas do IFSUL, debatendo sobre as “Políticas inclusivas do Instituto Federal Sul-rio-grandense voltadas para as pessoas com deficiência”. O evento contou ainda com a realização de oficinas, junto à comunidade acadêmica e jaguarense, ministrada pelo professor de educação física Rafael Barbosa. O público alvo do evento foram as Pessoas com deficiência física residentes em Jaguarão, profissionais da área de educação, além do público em geral.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

 

Nota esclarecimento à comunidade.

Em virtude da decisão tomada em reunião geral realizada na quinta-feira (03/11), onde, por maioria, os servidores do câmpus Avançado Jaguarão votaram pela adesão à greve por tempo indeterminado, as aulas se encontram suspensas nesta unidade a partir desta data. A deflagração do movimento grevista foi deliberada em 27 de outubro, em Assembleia Geral do SINASEFE – Seção IFSul, realizada na cidade de Pelotas.

Na pauta da mobilização manifesta-se o repúdio à Proposta de Emenda Constitucional 241 (55 no Senado) e à Medida Provisória 746, por atentarem contra o futuro de uma oferta de ensino público com qualidade e autonomia.

A suspensão do calendário letivo se dará até o retorno dos servidores, momento no qual será definido um novo calendário. A data de retorno às aulas será informada amplamente.

A gestão do Câmpus mantém o atendimento nos horários normais visando a manutenção de atividades essenciais e fica à disposição para qualquer esclarecimento pelos canais habituais.

Jaguarão, 07 de novembro de 2016

 

Datas de Pré-inscrição e confirmação prorrogadas

Imagem

Faça sua Pré-inscrição e sua Confirmação aqui.

 

Câmpus avançado Jaguarão promoveu a mateada Música e tradicionalismo na fronteira, tchê!

O dia 30 de outubro foi muito animado na cidade de Jaguarão, porque aconteceu a mateada do IFSul, Música e tradicionalismo na fronteira, tchê!, na praça Comendador Azevedo (praça do Regente). Estiveram presentes os servidores e alunos do IFSul - Câmpus avançado Jaguarão e a comunidade fronteiriça.

Durante o evento, houve apresentações das invernadas da Escola Castelo Branco, do  PTG Pealo Amigo e do PTG Raízes da Fronteira, de declamadores e trovadores da cidade e shows com cantores tradicionalistas locais.

Também ocorreu um jogo simultâneo de xadrez com o veterano enxadrista, Jorge Luiz Neves Passos, a prática do esporte Slackline com a presença do professor de Educação Física Werner Müller e a divulgação dos cursos ofertados pelo Câmpus avançado Jaguarão, além dos projetos de ensino e extensão realizados por essa instituição. O projeto de ensino Lego em ação: desenvolvimento de saberes chamou a atenção das crianças e dos pais que ficaram encantados com os protótipos (robôs).

O Consultório móvel da Secretaria Municipal de Saúde esteve presente e realizou a verificação de pressão arterial, além da distribuição de preservativos e de folders informativos sobre a prevenção de doenças.

O evento contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Jaguarão, da Feira da Economia Solidária, da Ervateira Invernada, do Jornal A Folha Regional e da Rádio Meridional. O Câmpus avançado Jaguarão agradece a todos que estiveram presentes e aos que de alguma forma participaram e ajudaram a garantir o sucesso da mateada. Estima-se que, aproximadamente, 500 pessoas passaram pelo local.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

 

Outras Notícias

Concursos
melhorPraticas

Imagem

Vestibular de verão 2014 Concursos - acesse aqui