Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home

Consciência Ambiental - Atitude Responsável

Mauro Bartz

Na manhã do dia 07/06/2017, o Prof. Me. Mauro Bartz fez o plantio das três primeiras mudas de árvores nativas no Câmpus avançado Jaguarão. Foram plantadas mudas de Araçá (Psidium cattleianum).

A iniciativa do Professor estimula uma série de ações que a Direção e Coordenação de Administração e Planejamento do Câmpus, conjuntamente, pretendem promover entre alunos e servidores. Essas ações visam qualificar nossos espaços externos, também desenvolver consciência da importância da preservação ambiental.

Entre as ações previstas estão:

- campanha de arborização frutífera;

- campanha de arborização não-frutífera;

- palestra;

- incentivo a adoção de canteiros por parte dos alunos.

 

Imagem

 

IFSul Jaguarão faz ótima participação na etapa municipal dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul

Nos meses de abril e maio de 2017 ocorreu a etapa municipal da 47ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) em Jaguarão. O IFSul participou das modalidades de Atletismo, Voleibol, Futsal e Xadrez, na categoria Juvenil (15 a 17 anos), nos gêneros masculino e feminino.

Pela primeira vez, em nossa nova sede, o Câmpus Avançado Jaguarão sediou a etapa de Xadrez. As etapas de Futsal e Voleibol aconteceram no Ginásio Municipal da Integração e o Atletismo no Quartel - 12º Regimento de Cavalaria Mecanizada. Além da possibilidade de receber uma das etapas que mais mobiliza os estudantes das escolas públicas do Estado, em parceria com a Secretária Municipal de Educação e Desporto, o IFSul Jaguarão comemora os bons resultados obtidos nos jogos.

O IFSul consagrou-se campeão no Futsal feminino, Voleibol masculino, Xadrez feminino e nas corridas de 100m e revezamento 4x100m feminino no Atletismo. Com esses resultados o Câmpus garante a participação, representando o município na fase de coordenadoria, para a disputa das etapas seguintes, até a final estadual. Outros bons resultados foram o 2º e 3º lugares no Xadrez masculino, 2º lugar no Voleibol feminino e 2ª e 3ª colocação nas provas de Atletismo.

O professor de Educação Física Werner Müller, ressalta a importância desta participação, que estimula a integração dos estudantes com a comunidade escolar e amplia a representação do instituto e do município nas fases seguintes. Ressalta ainda que o envolvimento dos alunos e alunas contribui para o desenvolvimento dos mesmos enquanto cidadãos, através da valorização da cooperação e do espírito de grupo.

O Câmpus Avançado Jaguarão parabeniza todos estudantes envolvidos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

 

Entrega oficial do câmpus Avançado Jaguarão à comunidade

A entrega oficial do câmpus Avançado Jaguarão à comunidade ocorreu na manhã dessa segunda-feira (22). Estiveram presentes na solenidade aproximadamente 120 pessoas, entre autoridades, alunos e servidores. Antes de receber a sede própria, as atividades do câmpus eram desenvolvidas nas dependências da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Imagem
Foto: Hermes Santos Junior

O diretor-geral da unidade, Fabian Carbajal, afirmou que “o momento é fundamental para o câmpus, pois tem um valor simbólico muito importante”. Sobre a história da unidade, Fabian conta que o percurso até a conquista do espaço próprio foi longo. No início, para colocar a escola em funcionamento, eram oferecidos cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). “Foi só na metade de 2014 que tivemos os primeiros professores trabalhando conosco no curso de edificações, o primeiro a ser ofertado”. Ele conta que a escolha do curso se deu por intermédio da comunidade. “Fizemos audiência pública, consultas à comunidade e pesquisas. A partir disso, definimos que esse seria o primeiro curso”.

Imagem
Foto: Hermes Santos Junior

O câmpus, localizado na fronteira, destaca-se pelo caráter binacional, que se deu pela parceria com instituições do Uruguai. Já na primeira turma de ingressantes, em agosto de 2014, havia alunos de localidades vizinhas. “Nós não atendemos somente a comunidade de Jaguarão, mas também a de Rio Branco [cidade uruguaia] e a de Arroio Grande”. Em 2015, a unidade cresceu mais um pouco com a implementação da forma integrada de ensino. Com isso, aumentou também o número de servidores. “Fizemos tudo isso trabalhando na Unipampa, a instituição que nos acolheu até termos o nosso próprio prédio”.

As perspectivas de futuro para o câmpus, segundo Fabian, estão todas atreladas às necessidades da população: “queremos consolidar essa escola dentro da comunidade”. Para isso, a unidade pretende apostar em projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de ofertar outros cursos de formação profissional. “Pretendemos diversificar a oferta de cursos para que a comunidade veja que a escola tem cursos atrativos”. O diretor também destaca que a conquista da sede própria é um importante passo para “mostrar um espaço qualificado onde se pode fazer educação de qualidade com recursos públicos”.

Imagem
Foto: Hermes Santos Junior

Imagem
Foto: Hermes Santos Junior

Imagem
Foto: Geraldo Fruet

Fonte: Por Greice Gomes e Mariana Hallal

Leia mais

 

Projeto de ensino Lego em Ação: desenvolvimento de saberes

No dia 24 de maio de 2017, ocorreu a confraternização e entrega dos certificados aos participantes da primeira edição do Projeto de ensino Lego em Ação: desenvolvimento de saberes do Câmpus avançado Jaguarão. Parabéns aos envolvidos no projeto pela dedicação!

Imagem

 

Assistência Estudantil - Câmpus avançado Jaguarão

ATENÇÃO

Os estudantes listados abaixo precisam comparecer ao guichê da sala 21 até as 13h do dia 04 de maio de 2017 para entregarem os documentos que faltaram, quando solicitaram auxílios da Assistência Estudantil. Caso não entreguem a documentação que faltou, terão as solicitações automaticamente indeferidas.

1. Carlos Adriano Caetano de Paiva

2. Cleiton Feijo de Campos

3. Érika da Rosa Mendes

4. Gabriel Telles Duarte

5. Jhon Lennon Garcia e Silva

6. Keity Fabiane da Silva de Oliveira

7. Larissa da Silva Schmalfuss

8. Leonardo Machado Mendes

9. Loryane da Silva Medeiros

10. Marina Bessa Carvalho

11. Selton Fonseca Martins

12. Thays Gonçalves da Silva

13. Vitória San Martin Costa

 

Contato: (53)-99923-4801

 

Publicada a 15ª chamada do Curso Técnico em Edificações – Integrado – Tarde

ATENÇÃO!

Está disponível na página do IFSul a lista dos aprovados em 15ª chamada do Vestibular de Verão/2017.

Confira aqui as informações sobre matrícula e os aprovados em 15ª chamada para os Cursos Técnicos da Forma Integrada no Vestibular de Verão/2017 do IFSul - Câmpus Jaguarão.

Obs: As vagas a serem preenchidas no curso Técnico em Edificações, na modalidade Integrado, no turno da tarde, foram disponibilizadas aos candidatos excedentes no turno da manhã.

 

Outras Notícias

Concursos
melhorPraticas

Imagem

Vestibular de verão 2014 Concursos - acesse aqui