Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home

Alunos do IFSul fazem visita Técnica interdisciplinar no Centro Histórico de Jaguarão

No sábado, 4 de novembro de 2017, os alunos do Curso Técnico em Edificações do Instituo Federal Sul-rio-grandense (IFSul) realizaram visita técnica ao Centro Histórico de Jaguarão. O passeio foi guiado por professores do curso e buscou estimular os alunos a observarem a cidade com um olhar técnico direcionando para a arquitetura, a história e o espírito da cidade.

O passeio teve início no Mercado Público de Jaguarão onde os alunos foram recebidos pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Jaguarão, Anibal Ribas. Na visita ao prédio que foi construído entre os anos de 1864 e 1867, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o processo de restauração financiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), apreciar as futuras instalações desse novo espaço da cidade e perceber a transformação da arquitetura no decorrer da história.

O percurso continuou com uma caminhada pela rua 27 de Janeiro até o Teatro Esperança, retornando até o Largo das Bandeiras pela rua General Osório. O trajeto foi marcado pela observação dos diferentes estilos arquitetônicos e elementos construtivos característicos do Patrimônio Histórico da Cidade de Jaguarão.

Essa atividade teve como objetivo trabalhar com a interdisciplinaridade de conteúdos do Ensino Técnico e Básico. Essa aula ao ar livre teve a contribuição da professora de Português e Literatura, Patrícia Escobar, que estabeleceu a relação com os períodos estéticos da arquitetura e da literatura. O professor de Filosofia, Antônio Madalena Genz, estabeleceu algumas relações entre o início da filosofia e sua relação com o intercâmbio comercial dos gregos, a partir da função do mercado como local de encontro. A visita técnica foi guiada pelos professores Claudia Anahí A. Larrosa (ministra as disciplinas de Introdução a Construção Civil, Conservação e Restauro, Projeto Arquitetônico e Projeto Elétrico), Gustavo Alcantara Brod (ministra as disciplinas de Projeto Arquitetônico e Desenho Auxiliado ao Computador), Nestor J. Silveira (ministra as disciplinas de Práticas Construtivas, Orçamento e Gerenciamento) e Ana Paula S. Schiller (ministra as disciplinas de Materiais de Construção Topografia). Esses professores buscaram dirigir a atenção dos alunos para os diferentes aspectos construtivos encontrados ao longo do trajeto, discursando sobre sua história, técnicas e estilos e analisando suas formas, materiais e cores até seus mais sutis ornamentos que muitas vezes no nosso passeio diário esquecemos de olhar.

Imagem

 

Resultado dos candidatos sorteados para o curso preparatório para o vestibular integrado do IFSul

O Câmpus avançado Jaguarão divulga o resultado do sorteio público para o curso preparatório para o vestibular integrado do IFSul.

Inicio das aulas: 16/11/2017

Horário: 13:30 às 16:45

OBS: obrigatório a presença para garantir a vaga.

Confira o resultado

 

2ª Semana Acadêmica do Curso Técnico em Edificações do Câmpus Avançado Jaguarão

O Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul - Campus Avançado Jaguarão convida a todos para a 2ª Semana Acadêmica do Curso Técnico em Edificações a qual ocorrerá dos dias 08 a 11 de novembro. O evento possui, como público alvo, acadêmicos do curso técnico em Edificações e profissionais da área de ambos os países, Brasil e Uruguai, residentes nas proximidades de Jaguarão - RS e Rio Branco – UY.

O evento trará, como proposta, nesse ano, a aproximação dos acadêmicos e profissionais da área aos técnicos em edificações e às suas experiências nas diferentes áreas de atuação. Assim como também, se buscará oferecer informações acerca de técnicas construtivas utilizadas, sobre o contexto político-social, sobre a construção civil no Uruguai por se ter um curso binacional na área, e, ainda, temas interdisciplinares sobre os quais falarão professores da área propedêutica e técnica simultaneamente, explorando, assim, a interdisciplinaridade que o curso pode oferecer.

Imagem

Faça aqui a sua Inscrição na Semana Acadêmica do Curso Técnico em Edificações do Câmpus Avançado Jaguarão

 

1º Encontro de Tecnologias Educacionais & EaD

A fim de qualificar cada vez mais nossos servidores, nos dias 3, 4, 5, 27 e 28 de outubro de 2017, o Câmpus avançado Jaguarão esteve presente no 1º Encontro de Tecnologias Educacionais & EAD organizado pela Pró-Reitoria de Ensino do IFSul. Participaram do evento a Coordenadora de Ensino, Cátia Xavier, a Pedagoga/orientadora educacional, Roberta Crizel, a Técnica em Assuntos Educacionais Fabiane Fruet e a Professora Patrícia Otero.

Como resultado desse encontro, no dia 1º de novembro de 2017, receberemos  o professor Igor Bederode que apresentará uma palestra aos servidores do câmpus sobre essa temática.

Imagem

Imagem

Imagem

 

2° Workshop “O ensino técnico e o mundo do trabalho para pessoas com deficiência” reuni a comunidade e dialoga sobre a inclusão

No último dia 26, o Câmpus avançado Jaguarão abriu as portas para discussão das políticas públicas e de direito sobre a inserção das pessoas com deficiência no ensino técnico e no mundo do trabalho. O evento organizado pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do câmpus reuniu quase cem participantes, entre eles profissionais da Educação de Jaguarão, Arroio Grande e Pelotas, familiares, pessoas com deficiência e interessados no tema.

Foram abordados assuntos sobre políticas públicas de inclusão, com a palestra da Chefe do Departamento de Educação Inclusiva da Pró-reitoria de Ensino do IFSul, e a inclusão no mundo do trabalho, em mesa proferida pelas professoras Simoni Peverada Triantafilu e Andressa Bastos da Cunha, do Programa Jovem Aprendiz da Universidade Católica de Pelotas. Outro momento, que emocionou o público, foi o relato do professor de teatro Gabriel Almeida Nogueira, que contou sobre sua caminhada na escola, o ingresso na universidade e no trabalho.

Além dos palestrantes, o evento contou com a apresentação musical dos alunos Carlos Alexandre Botelho, Érika Mendes, Jean Gutierres e Kennow Naveira. Também tivemos o apoio das interpretes de Libras, Franciele Gonçalves, Francine Guerreiro e Katerine Lapuente. O IFSul agradece a todas e todos participantes e colaboradores do projeto.

 

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

 

Vestibular IFSul - Câmpus Avançado Jaguarão

Pré-Inscrição: 20/10 a 13/11/2017

Confirmação da inscrição: 14/11 a 19/11/2017

Provas: 10/12/2017

Inscrição: Inscrição Vestibular de Verão 2018

Quem não tiver acesso à Internet poderá fazer a inscrição para o Vestibular 2018 no câmpus, de segunda a quarta das 14h às 16h.

Vestibular 2017

 

Outras Notícias

Concursos
melhorPraticas

Imagem

Vestibular de verão 2014 Concursos - acesse aqui